Exemplo: Técnica de Estimação Bottom-up
As tarefas que compõem o esforço são identificadas e seus tamanhos e estimativas individuais são agregadas.
Relacionamentos
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Descrição Principal

A estimativa bottom-up é um método para estimar a duração ou o custo do projeto pela agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da EAP. Quando uma atividade não pode ser estimada com um grau razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade é decomposto em mais detalhes. As necessidades de recursos são estimados. Estas estimativas são então agregados em uma quantidade total para cada um dos recursos da atividade. As atividades podem ou não ter dependências entre elas que afetam a aplicação e utilização dos recursos. Se existem dependências, este padrão de uso de recursos é refletido e documentado nas necessidades estimadas da atividade.

Na abordagem bottom-up o estimador divide o projeto em tarefas e estima o esforço que será necessário para realizar cada tarefa, em um grande projeto o processo de quebra em tarefas é um processo repetitivo: cada tarefa é analisada em suas subtarefas e estes, por sua vez, continuam a ser analisados. Este processo é feito até que os componentes possam ser executados por uma única pessoa em uma ou duas semanas.

Exemplo

Etapas para elaboração de uma estimativa bottom-up para o custo do projeto:

  1. Dividir as atividades do projeto em produtos de trabalho;
  2. Obter o detalhamento da tarefa, através de uma descrição adequada do escopo da tarefa, e inserir seu código de identificação;
  3. Definir a unidade de tempo de execução da tarefa (horas, semanas, dias);
  4. Definir a quantidade de executores da tarefa;
  5. Definir o tempo mínimo, máximo e mais provável de execução da tarefa;
  6. Estimar o custo hora dos porfissionais envolvidos, observando se está inclusa ou não a taxa de encargos sociais;
  7. Observar a possibilidade de ocorrer a incidência da taxa de overheads (taxa de custos indiretos de estrutura a ser carregada no projeto);
  8. Obter o valor final estimado completo, incluindo o valor básico de referência, a taxa de encargos sociais, a taxa de overheads, alguma margem e se houver quaisquer outros itens, adicionar. 

Adaptado de A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide), 5th Edition, 2014.